Campeonatos - 2 ª Divisão - Regulamento
 

CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DA CIDADE DE BAURU = SEGUNDA DIVISÃO = TEMPORADA DE “2012” = OFICIAL E FEDERADO = PROMOVIDO E DIRIGIDO PELA LIGA BAURUENSE DE FUTEBOL AMADOR, E SUPERVISIONADO PELA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DESDE 1945.

 

     “R E G U L A M E N T O”

 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Artigo 1º - O Campeonato de Futebol Amador da Cidade de Bauru, da Segunda Divisão, da LIGA BAURUENSE DE FUTEBOL AMADOR, Temporada de “2012”, a ser disputado em 06 (SEIS) FASES, pelas Associações devidamente Filiadas, será regido por este Regulamento, ao qual se submeterão os inscritos, consoante disposições legais e estatuárias, bem como a devida aprovação pela Diretoria da Entidade.

         Parágrafo Único – Às Associações convidadas não será assegurado do direito de participação em Campeonatos subseqüentes, podendo, entretanto, requererem a sua filiação à Entidade, desde que preencham os requisitos para tanto, e o pedido seja aprovado pela Diretoria.

 

Artigo 2º - Fica vedada a inscrição de Jogadores e Dirigentes que, no último ano, contado do inicio da inscrição para o Campeonato de 2012, tenham sido apenados pela Comissão Disciplinar no Ano de 2011, por AGRESSÃO FÍSICA a Árbitros, Assistentes, Observadores, Dirigentes e Jogadores, independentemente da Entidade de Administração Desportiva em que a infração tenha ocorrido e julgada.

 

Artigo 3º - As infrações cometidas por Jogadores e Dirigentes, relatadas como AGRESSÃO FÍSICA ou AMEAÇAS praticadas contra Árbitros, Assistentes, Representantes, Membros da Comissão Disciplinar e Dirigentes da Liga, durante a Temporada de “2012”, implicarão no imediato impedimento de participação na competição, independentemente do Julgamento pelas Instâncias da Justiça Desportiva.

 

DOS GRUPOS

Artigo 4º - A LIGA BAURUENSE DE FUTEBOL AMADOR, consoante sorteio realizado em sua Sede, constituiu os Grupos “A” e “B”, com a participação das seguintes Associações de Pratica Desportiva:

CLUBES DO GRUPO “A”:                                  CLUBES DO GRUPO “B”:

01- Social Clube Pousadense                    15- Operário Futebol Clube

02- Tibiriçá Esporte Clube                                 16- Expressinho Futebol Clube

03- Eldorado Futebol Clube                       17- Unidos do Jardim Solange Futebol Clube

04- Sport Clube Corinthians de Bauru               18- Associação Esportiva Cândido Madeira

05- Jardim Godoy Futebol Clube                         19- Associação Esportiva Ouro Verde

06- Lagoa do Sapo Futebol Clube                       20- Paulista Futebol Clube de Bauru

07- Santos Futebol Clube de Bauru                21- Clube Atlético Boca Juniors Bauruense

08- Clube de Futebol Barcelona                          22- Juventus Futebol Clube

09- Santa Edwirges Futebol Clube                       23- Atlético Clube Jaraguá

10- Esporte Clube Remo                                  24- Fluminense Futebol Clube

11- Diamante Negro Sport Clube                        25- Fênix Futebol Clube

12- Esporte Clube São Geraldo                          26- Vila Nova Futebol Clube

13- Associação Esportiva 100% Gasparini   27- Unidos do Ferradura Futebol Clube

14- Unidos do Ouro Verde Futebol Clube             28- Esporte Clube Porto

Artigo 5º - O Clube participante do Campeonato deste ano 2012, que vier, por qualquer motivo, RECORRER DA JUSTIÇA COMUM, sem antes ter esgotado as INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA DESPORTIVA, SERÁ EXCLUÍDO DO CAMPEONATO E ELIMINADO DA LIGA, nos termos do ARTIGO 217, PARÁGRAFO 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO PAÍS DE 1988 – SEÇÃO III – DO DESPORTO.

 

Artigo 6º - O Clube inscrito no Campeonato Amador da Segunda Divisão, deste ano de 2012, que vier a abandonar sua participação antes, ou durante o seu transcurso, será automaticamente ELIMINADO, no ano vindouro, além de sofrer as Sanções Disciplinares, que serão impostas pela Comissão Disciplinar da LBFA.

 

DAS FASES DE DISPUTA DESTE CAMPEONATO

 

Artigo 7º - O Campeonato de Futebol Amador da Segunda Divisão = Temporada de “2012”, será disputado pelos 28 (Vinte e Oito) Clubes inscritos e filiados, distribuídos em Dois Grupos, sendo que o Grupo “A” ficará com 14 (Quatorze) Clubes e o Grupo “B” também ficará com 14 (Quatorze) Clubes, em 06 (Seis) Fases, a saber;

 

DA PRIMEIRA-FASE

 

Artigo 8º - Na Primeira Fase, os 14 (Quatorze) Clubes do GRUPO “A”,  jogarão contra os 14 (Quatorze) Clubes do GRUPO “B”,  em jogos somente de IDA, totalizando 14 (Quatorze) Rodadas.

 

NA SEGUNDA-FASE

 

Artigo 9º - Na Segunda Fase, os Clubes do Grupo “A“ e os Clubes do Grupo “B“, jogarão dentro dos seus GRUPOS em jogos somente de IDA, totalizando 13 (Treze) Rodadas, continuando num só GRUPO na somatória da Classificação Geral de Pontos do 1º ao 28º Clubes, classificando-se para a Terceira Fase, os 24 (Vinte e Quatro) Clubes Melhores Classificados no Computo Geral da Classificação, dessas Duas Fases depois de esgotado todos os critérios de desempates.

 

Artigo 10º - Na eventualidade de empates entre um ou mais Clubes, por pontos ganhos após a somatória de pontos obtidos na 1ª e 2ª Fases, serão aplicados, na ordem, os seguintes critérios de desempates :

Tiver maior número de vitórias ;

Tiver maior saldo de gols conquistados ;

Tiver maior número de gols marcados;

Tiver menor número de gols  sofridos;

Tiver menos pontos negativos, referentes a cartões amarelos e vermelhos recebidos durante estas Fases.

Parágrafo Único - Referente aos pontos negativos, conforme os cartões recebidos, fica assim decidido:

01 ponto negativo para cada Jogador que receber cartão amarelo dentro ou fora do campo de jogo;

03 pontos negativos para cada Jogador que receber cartão vermelho dentro do campo de jogo e após o termino da partida conforme determina o C.B.J.D.;

03 pontos negativos para cada Jogador, Dirigente, Técnico ou qualquer outro Responsável pelo Clube que vier a ser expulso do banco de reservas durante a partida e após o termino da partida.

 

NA TERCEIRA-FASE

 

Artigo 11° A Terceira Fase do Campeonato, será disputada pelos 24 (Vinte e Quatro) Clubes melhores classificados entre os Vinte e Oito Clubes participantes, no Cômputo Geral da Classificação conquistada ao final da Segunda Fase, somados os pontos ganhos obtidos nas 1ª e 2ª Fases e depois de esgotados todos os critérios de desempate constantes deste Regulamento.

 

         Artigo 12º  Na Terceira Fase do Campeonato, os Clubes devidamente Classificados farão Jogos de Mata-Mata, ou seja jogos somente de ida e de volta, na seguinte forma conforme  as suas ocupações na Classificação Geral, a saber:

1x24, 2x23, 3x22, 4x21, 5x20, 6x19, 7x18, 8x17, 9x16, 10x15, 11x14 e 12x13

 

Parágrafo Único - Na eventualidade de empate entre os Clubes nos seus confrontos por pontos ganhos, ao final da partida de volta, ou seja, segunda partida, será cobrada após um descanso de 15 (quinze) minutos,  uma série de 05 (cinco) penalidades máximas para cada Clube, por Jogadores alternados, persistindo o empate, serão cobradas penalidades alternadas por cada Clube e por Jogadores alternados, até que se conheça os Clubes classificados para a próxima Fase.

 

NA QUARTA-FASE

 

Artigo 13º - Na Quarta-Fase, será realizado uma Reunião entre os 12 (Doze) Clubes devidamente Classificados, no dia: 17 de Setembro de 2012 (Segunda-Feira), no horário das: 19h00, para ser realizado um Sorteio entre os presentes, quando serão conhecidos os confrontos, os quais farão Jogos de Mata-Mata, ou seja jogos somente de ida e de volta, IDA no dia: 22 de Setembro de 2012 (Sábado a Tarde) e VOLTA no dia: 29 de Setembro de 2012 (Sábado a Tarde).

Parágrafo Único - Na eventualidade de empate entre os Clubes nos seus confrontos por pontos ganhos, ao final da partida de volta, ou seja, segunda partida, será cobrada após um descanso de 15 (quinze) minutos,  uma série de 05 (cinco) penalidades máximas para cada Clube, por Jogadores alternados, persistindo o empate, serão cobradas penalidades alternadas por cada Clube e por Jogadores alternados, até que se conheça os 06 (SEIS) CLUBES classificados para a Quinta Fase (SEMIFINAL), os quais terão conquistado os seus Direitos de ACESSO para o Campeonato de Futebol Amador da Cidade de Bauru – PRIMEIRA DIVISÃO – Temporada de “2013”.

 

NA QUINTA FASE = SEMIFINAL

 

Artigo 14º - Na Quinta-Fase, será realizado uma Reunião entre os 06 (SEIS) Clubes devidamente Classificados, no dia: 01 de Outubro de 2012 (Segunda-Feira), no horário das: 19h00, para ser realizado um Sorteio entre os presentes, quando serão formados DOIS GRUPOS com 03 (TRÊS) Clubes cada, na seguinte forma:

 

 

Os TRÊS Clubes do Grupo “C” enfrentarão os TRÊS Clubes do Grupo “D”  em jogos somente de IDA, ou seja, nos dias: 06, 13 e 20 de Outubro de 2012 (Sábado à Tarde), totalizando 03 (três) Rodadas;

 

Parágrafo Único – Classificando-se para a FINAL e Decisão do Titulo, o Primeiro Colocado de cada Grupo, somado os pontos ganhos obtidos somente nesta Fase e obedecendo aos seguintes critérios de desempates:

Tiver maior numero de vitórias, somente nesta Quinta Fase;

Tiver maior saldo de gols, somente nesta Quinta-Fase;

Tiver maior número de gols marcados, somente nesta Quinta-Fase;

Tiver menor número de gols sofridos, somente nesta Quinta-Fase;

Tiver menos pontos negativos, referentes a cartões amarelos e vermelhos recebidos durante todas estas Fases. Persistindo o empate após todos os critérios acima, haverá um sorteio, na sede da L.B.F.A., na segunda-feira seguinte após a Classificação, na presença dos clubes interessados.

 

NA SEXTA FASE = FINAL E DECISÃO DO TITULO

 

Artigo 15º - Na Sexta Fase, FINAL e decisiva deste Campeonato, os Clubes Finalistas para esta DECISÃO DO TITULO, jogarão entre si em DUAS PARTIDAS, sagrando-se CAMPEÃO o Clube que vier a somar mais pontos ganhos nestas Duas Partidas, Primeira(IDA) em: 27/Outubro/2012 (Sábado-Tarde), 15h30 e a Segunda(VOLTA) em: 03/Novembro/2012 (Sábado-Tarde), 15h30.

Parágrafo Único – Na eventualidade de empate entre os Clubes Finalistas por pontos ganhos, na série de DUAS PARTIDAS, serão cobradas, após um descanso de 15 (quinze) minutos, uma série de 05 (cinco) penalidades máximas por cada equipe, por Jogadores alternados, persistindo o empate, serão cobradas penalidades alternadas por cada Clube e por Jogadores alternados, até que se conheça o “CAMPEÃO” de 2012.

 

SISTEMA DE PONTOS GANHOS

 

Artigo 16º - O Campeonato de Futebol Amador da Segunda Divisão Oficial e Federado, deste ano de “2012”, será regido pelo sistema de pontos de acordo com os seguintes critérios:

 

03 (três) pontos ganhos por VITÓRIA;

01 (um) ponto ganho por EMPATE;

00 (zero) ponto ganho por DERROTA.

 

DO MANDO E DA DISTRIBUIÇÃO DOS JOGOS 

 

Artigo 17º - O mando de jogo será sempre de exclusividade da L.B.F.A., independentemente da Classificação dos Clubes participantes, ou outro fator qualquer que se entenda e possa ser determinante na formação da rodada, em virtude de os Estádios por sua localização geográfica não permitirem colocar os jogos segundo os interesses dos Clubes.

 

         Artigo 18º - As Distribuições dos Jogos na rodada, terá sempre como critério, a somatória de pontos ganhos entre as Equipes que  irão se confrontar,   [A + B], para  o  horário de 15h10, ou posteriormente 15h30 (horário de verão), em caso de empate, entre duas ou mais duplas de Clubes que comporão a Rodada, terá direito ao horário aquela que melhor satisfizer os critérios de desempate definidos neste regulamento, para a fase em que está partida estiver sendo determinada.

 

DOS HORÁRIOS DOS JOGOS

 

Artigo 19º - Os jogos deste Campeonato obedecerão aos seguintes horários, com tolerância máxima de 20 (vinte) minutos para seu início conforme estabelece o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e a FIFA.

SÁBADO PELA TARDE  1º JOGO     13h10           13h30          Já com tolerância

                            2º JOGO        15h10           15h30          Já com tolerância

 

DOMINGO PELA TARDE  1º JOGO           13h10           13h30          Já com tolerância

                              2º JOGO     15h10           15h30          Já com tolerância

 

DAS OBRIGAÇÕES DOS CLUBES - COMPARECIMENTO

 

Artigo 20º - O Clube que cometer “W.O.”, e não cumprir o horário determinado para seu jogo, incluída a tolerância regulamentar de 20 (vinte) minutos, chegar atrasado ficará impossibilitado de realizar o jogo, perdendo em conseqüência os pontos que deveria disputar, sendo o seu adversário considerado vencedor pelo placar de 03 X 00 (três à zero), mais a multa de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) a R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais), que deverá ser recolhida de acordo com o disposto do Parágrafo 1° deste Artigo e também de conformidade com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Parágrafo 1º - O não recolhimento da multa prevista, neste Regulamento, no prazo estabelecido, o Clube faltoso ficará suspenso automaticamente das outras partidas restantes, perdendo em conseqüência os pontos dos jogos que deveria disputar, sendo os adversários considerados vencedores pelo placar de 03 X  00 (três à zero), no período da suspensão,  ficando esta punição anulada de imediato na data do recolhimento da multa aos cofres da entidade mediante deposito bancário no Banco Santander - AGÊNCIA: 0004,  C/C: 13.005597-2, em nome  da LIGA BAURUENSE DE FUTEBOL AMADOR, e após a ENTREGA DO COMPROVANTE DE DEPOSITO NA TESOURARIA DA ENTIDADE, mediante Protocolo de entrega.

Parágrafo 2º  – Na reincidência da falta prevista, neste Regulamento, o Clube será Eliminado do Campeonato, além de sofrer as Sanções Disciplinares impostas pela Comissão Disciplinar da LBFA.

Parágrafo 3º - O Clube Eliminado em qualquer das FASES do Campeonato, os pontos que  deveria disputar dos seus jogos nessas fases, após sua eliminação, serão computados para os seus adversários na contagem de pontos do Certame nessas fases considerando-os vencedores por 03 X 00 (três a zero), em qualquer das FASES, a partir da data da Eliminação do Clube.

Parágrafo 4º - Se os dois Clubes que deveriam disputar a mesma partida em determinada data, local e horário, chegarem atrasados, ambos perderão os pontos que deveriam disputar não acontecendo o Jogo, ficando sujeitos as Penalidades estabelecidas no Regulamento e no C.B.J.D.

Parágrafo 5º - O Clube que comparecer em campo para disputar o jogo Oficial deste Campeonato, em horário estabelecido, mas com o número insuficiente e mínimo de Jogadores, que são 07 (sete), devidamente inscritos e em condições legais para atuar na referida Partida, para formação legal de sua equipe para iniciar o jogo, não haverá a partida, perderá os pontos da mesma e sofrerá as penas previstas neste Regulamento. Na reincidência, na infração deste Parágrafo, o Clube será ELIMINADO DO CAMPEONATO e sofrer as Sanções Disciplinares.

 

TAXAS DE ARBITRAGEM

 

Artigo 21º- Os Clubes na Temporada de 2011 deverão recolher as suas Taxas de Arbitragem, no valor de R$ 120,00 (Cento e Vinte Reais) por cada Clube em Moeda Corrente Nacional, até no Sábado, às 12h00, que antecede a partida destinada da referida Rodada, ou na Sexta-Feira em caso de Feriado.

Parágrafo 1º - O Clube que não recolher a sua Taxa de Arbitragem até o dia e horário acima determinado, sofrerá a aplicação do W. O., perdendo em conseqüência os pontos que deveria disputar, sendo o seu adversário considerado vencedor pelo placar de 03 X  00 (três à zero).

Parágrafo 2º - Não haverá cobrança de ingresso publico torcedor nos Estádios Distritais aonde acontecerão os jogos deste Campeonato, neste Exercício de 2012, por determinação da Prefeitura Municipal de Bauru.

 

DA PARTICIPAÇÃO DOS JOGADORES

 

         Artigo 22º- Em comum acordo com os Clubes presentes, fica impedido a inscrição de Jogadores inscritos na Copa Semel de Futebol de Bauru, nesta Temporada de 2012, mesmo que não estejam relacionados em Sumulas de Partidas e o seu Clube tenha sido desclassificado. E se  por ventura algum Clube vier assinar algum Jogador nas condições supras citadas, o Clube será Notificado e a partir desta a RESPONSABILIDADE será exclusivamente do referido Clube. E caso utilize algum desses jogadores, ou Jogadores impedidos de Inscrição, conforme Relação anexada  no Quadro informativo na LIGA, o Clube será responsabilizado e sofrerá a Multa no valor de R$ 100,00 (CEM REAIS) em Moeda Corrente Nacional pela referida infração, além de sofrer as Sanções Disciplinares que serão impostas pela Comissão Disciplinar.

 

Artigo 23º - Somente poderão se inscrever e disputar o Campeonato de Futebol Amador de Bauru da Segunda Divisão, em 2012, promovidos pela Liga Bauruense de Futebol Amador JOGADOR DETENTORES LEGAL E COMPROVADAMENTE DA CATEGORIA AMADORA e sem nenhum impedimento Administrativo e Jurídico.

 

AS FICHAS QUE POR ACASO FICAREM RETIDAS NO SETOR DE REGISTROS DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, POR QUALQUER TIPO DE IRREGULARIDADE, OS CLUBES SERÃO NOTIFICADOS POR ESCRITO IMEDIATAMENTE E A PARTIR DA DATA DO CIENTE, O JOGADOR FICARÁ AUTOMATICAMENTE IMPEDIDO DE ATUAR NAS PARTIDAS PELO SEU CLUBE, ATÉ QUE REGULARIZE A REFERIDA SITUAÇÃO, FICANDO CIENTE O CLUBE, QUE PODERÁ PERDER 06 (SEIS) PONTOS A CADA PARTIDA QUE O JOGADOR IRREGULAR  ATUAR INDEVIDAMENTE, APÓS A NOTIFICAÇÃO.

 

 

 

Parágrafo 1º - Poderão ser inscritos para Clubes Amadores, JOGADORES DA CATEGORIA PROFISSIONAL. A inscrição de JOGADOR PROFISSIONAL, fica condicionada à Liberação do mesmo pela Federação Paulista de Futebol, no prazo legal imposto por aquela Entidade. O Clube faltoso sofrerá as penas previstas nas Leis Esportivas, Código Brasileiro de Justiça Desportiva, Portarias, Resoluções e neste Regulamento e nas R.D.I em vigor.

Parágrafo 2º - O Jogador Profissional que pretender se inscrever para uma Associação disputante do presente Campeonato de Futebol Amador de 2012, promovido pela Liga Bauruense de Futebol Amador, nos termos das Leis Esportivas Superiores pertinentes, DEVERÁ ANTES REQUERER JUNTO A FEDERAÇÃO DE SUA ORIGEM E FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL A SUA REVERSÃO PARA A CATEGORIA AMADORA, TRANSFERÊNCIA SE FOR O CASO, CUMPRIR RIGOROSAMENTE O ESTÁGIO, QUE LHE FOR IMPOSTO EM DECORRÊNCIA DA REVERSÃO, LIBERAÇÃO DO CLUBE DE ORIGEM. O Requerimento da Reversão é ato pessoal, intransferível do Jogador Profissional à Confederação Brasileira de Futebol, de sua inteira responsabilidade, e somente após obter a sua Reversão, estando legal e comprovadamente DETENTOR DA CATEGORIA AMADOR, SEM NENHUM IMPEDIMENTO LEGAL E ADMINISTRATIVO, comprovação esta feita através da Federação de origem e Confederação Brasileira de Futebol, daí se poderá requerer sua inscrição para disputar o Certame Amador de 2012, promovido pela L.B.F.A.

Parágrafo 3º - Os Jogadores Amadores inscritos para Clubes Amadores da Primeira Divisão e Segunda Divisão em 2012, NÃO  PODERÃO SE INSCREVER EM HIPÓTESE ALGUMA PARA OUTROS CLUBES AMADORES DA PRIMEIRA DIVISÃO E SEGUNDA DIVISÃO, DURANTE O EXERCÍCIO DE 2012, INDEPENDENTE DE HAVER OU NÃO ALGUM ACORDO ENTRE OS CLUBES EM PARTES.

Parágrafo 4º - O JOGADOR QUE FOR INSCRITO JUNTO A LIGA BAURUENSE DE FUTEBOL AMADOR, NESTE EXERCÍCIO DE 2012 E PARTICIPAR DE ALGUM JOGO PELA COPA SEMEL DE FUTEBOL DE BAURU, NÃO PODERÁ RETORNAR MAIS PARA ATUAR NAS COMPETIÇÕES, TANTO NA PRIMEIRA DIVISÃO, COMO NA SEGUNDA DIVISÃO.

Parágrafo 5º - NO CASO DE HAVER DUPLA INSCRIÇÃO DO MESMO JOGADOR POR DOIS CLUBES, O REFERIDO JOGADOR FICARÁ AUTOMATICAMENTE IMPEDIDO DE PARTICIPAR POR QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO ORGANIZADA E DIRIGIDA POR ESTA ENTIDADE ESPORTIVA, NESTE ANO DE “2012”.

 

DO PRAZO PARA INSCRIÇÕES DOS JOGADORES

 

Artigo 24º - O prazo final para inscrições dos Jogadores para os Clubes da Segunda Divisão  disputantes deste Campeonato de 2012, impreterivelmente será até o dia: 13 de Junho de 2011(quarta-feira), às 18h00.

Parágrafo Único - As inscrições dos  Jogadores menores de 18 (dezoito) anos, somente serão aceitas quando acompanhadas de autorização de seus Pais e ou Responsável Legal, devidamente reconhecido.

 

 

 

 

 

DA APRESENTAÇÃO DAS FICHAS PARA OS JOGOS

 

Artigo 25º – As Fichas de todos os titulares 1 a 11 e reservas 12 a 20, em ordem numérica crescente, deverão ser entregues ao Observador da L.B.F.A. do jogo, antes do início das partidas. As Fichas entreguem dos Titulares e Reservas antes do início do jogo não poderão ser retiradas ou substituídas por outra depois de iniciado a Partida.

Parágrafo 1º  - Não será permitido e nem autorizado qualquer Jogador jogar, simplesmente com a apresentação do R.G. ou de outro documento pessoal, SEM ANTES OBTER A SUA INSCRIÇÃO, PARA O SEU CLUBE, JUNTO A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, COM A RESPECTIVA EMISSÃO DO SEU CARTÃO (FICHA) PELO SETOR DE REGISTROS DA REFERIDA ENTIDADE SUPERIOR, OU PROVISÓRIO DA LBFA;

Parágrafo 2º -  Em caso de EXTRAVIO de Ficha, o Clube deverá procurar de imediato a LIGA, para ser providenciado uma SEGUNDA VIA da mesma, para que o Jogador tenha condições de jogo.

 

DA SUBSTITUIÇÃO DO JOGADOR

 

Artigo 26º - Cada Clube poderá proceder 06 (SEIS) substituições de Jogadores de Linha por jogo, não importando a posição do Jogador substituído e nem tempo de jogo decorrido, podendo ainda especificamente substituir o Goleiro Titular, pelo Goleiro Reserva.

Parágrafo Único - Para usufruir o direito das substituições previstas no “caput” do Artigo acima, o Clube deverá antes do início da partida entregar ao REPRESENTANTE juntamente com as demais fichas dos titulares as fichas dos Jogadores considerados reservas, não sendo obrigatório neste ato às presenças destes Jogadores que poderão ocupar o Banco de Reservas a qualquer momento do jogo.

 

Artigo 27º - Logo após cada substituição o Jogador substituído  deverá dirigir-se ao vestiário de sua Equipe, ou para o LOCAL  RESERVADO  PARA  A TORCIDA.

 

DO BANCO DE RESERVAS

 

Artigo 28º - No Banco de Reservas poderão permanecer devidamente sentados e credenciados, cada um com o seu Cartão de Inscrição:

01 Técnico devidamente inscrito pelo Clube na Liga;

01 Massagista devidamente inscrito pelo Clube na Liga;

01 Diretor devidamente inscrito na Ficha de Diretória do Clube junto a Liga;

d)  09 Jogadores Reservas devidamente uniformizados e numerados  de 12 a 20, sendo que o Goleiro Reserva deverá vestir a camisa nº 12.

e)  Todos os Jogadores Reservas deverão permanecer sentados no seu devido Banco e caso não haja lugar para todos, os que ficarem em pé, deverão ficar atrás dos demais:

Parágrafo 1º – Com exceção aos Jogadores, os demais componentes do banco de reservas deverão estar trajando calças e camisas normais, bermuda e camiseta regata não serão permitidas.

 

 

Parágrafo 2º - O posicionamento do Banco de Reservas, obedecerá a seguinte disposição em relação à mesa do Observador da Presidência :

O mandante ocupará o Banco situado à direita de quem olha da mesa para o centro do gramado.   Por conseqüência, o não mandante ocupará o Banco situado à esquerda  no mesmo sentido.

 

DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

 

Artigo 29º - As Infrações Disciplinares serão processadas e julgadas pela Comissão  Disciplinar da L.B.F.A., nos termos estabelecidos no C.B.J.D., sem prejuízo das sanções previstas neste Regulamento e Leis Esportivas Superiores.

         Parágrafo Único – Referente às punições que serão aplicadas quanto aos cartões recebidos:

03 Cartões Amarelos – 01 Automática       01 Cartão Vermelho – 01 Automática

O critério do cartão vermelho também será aplicado aos Dirigentes, Técnicos e Massagistas dos Clubes, além do fato de irem a julgamento, sendo Responsabilidade do Clube o controle dos Cartões, devendo sofrer as Sanções Disciplinares pelo não cumprimento, conforme as suas determinações.

Sendo que os cartões amarelos serão zerados, na mudança da segunda fase em diante, conforme acordo firmado em Reuniões, sendo registrado em Ata.

 

Artigo 30º - INVASÃO DE CAMPO, a invasão de Campo por parte de Torcedores, Dirigentes e Jogadores de Clubes, acarretará em Sanções Disciplinares, ou seja, o impedimento do Clube de continuar disputando as Partidas da referida Competição, até que o Clube Infrator seja Julgado pela Comissão Disciplinar, podendo o mesmo vir a ser ELIMINADO por até 05 (cinco) Anos, das Competições Organizadas e Dirigidas pela L.B.F.A. e da F. P. F.

 

Artigo 31º - O Jogador, Técnico, Massagista ou Dirigente de Clube, que vier a praticar Agressões Físicas, causando Tumulto generalizado com pancadarias, com socos, ponta pés e etc..., ou fazer qualquer tipo de ameaça GRAVE (Ameaça de Morte), contra o Árbitro, Assistentes, Observadores da Presidência, ou qualquer Diretor da LIGA, SERÁ AUTOMATICAMENTE ELIMINADO desta Competição e deverá sofrer as Sanções Disciplinares deste Regulamento, podendo ser apenado com a Suspensão no Mínimo de 360 (trezentos e sessenta) Dias e a máxima de 720 (setecentos e vinte) Dias, conforme determina o C.B.J.D.

 

Artigo 32º - O Jogador que atingir intencionalmente o seu adversário causando-lhe lesão corporal grave, ou seja, causar-lhe sangramento que seja comprovado a intenção maldosa e criminosa, o infrator será impedido de continuar atuando pelo seu Clube, até o termino desta Competição, independente do Julgamento pela Comissão Disciplinar, para os devidos esclarecimentos e apuração dos fatos.

 

Artigo 33º - Clube participante deste Campeonato que venha recorrer à Justiça Publica Comum, antes de esgotadas as Instâncias do Tribunal Justiça Desportiva e junto a Federação Paulista de Futebol,  será ELIMINADO do Campeonato ainda que durante, antes e após a realização do mesmo, conforme prescreve o Artigo 217, Parágrafo 1ºda Constituição Federal de 1998, seção III do Desporto.

 

 

Artigo 34º - Não haverá MANDANTE de Jogo para a troca de uniformes, sendo de obrigatoriedade de ambos os Clubes a apresentação dos seus DOIS UNIFORMES devidamente completos para a partida, devendo haver o comum acordo entre os Clubes, para efeito de troca no caso de igualdades nas cores;

Parágrafo Único – E caso não haja acordo entre os Clubes, a partida não será realizada pelo Árbitro e os Clubes infratores, ou seja, os do lado Direito da Tabela dos Jogos, deixarão de somar os pontos da referida partida, sendo concedido os pontos aos Clubes Adversários, após as devidas providências junto a Comissão Disciplinar.

 

Artigo 35º - Os estragos depredações, de toda parte, de violação causada no Patrimônio dos ESTÁDIOS DISTRITAL, MUNICIPAIS, PARTICULARES, VEÍCULOS DE CLUBES,  POLICIAIS, DIRIGENTES, ÁRBITRO DA L.B.F.A., POR PARTE DA TORCIDA, ATLETAS, DIRIGENTES DE CLUBES, PARTICULARES DO JOGO SERÃO PAGOS PELO CLUBE, LOGO DEPOIS DE CONHECIDOS OS MONTANTES DOS DANOS CAUSADOS, tudo conforme Termos de Responsabilidades pelos clubes antes do início do Campeonato, junto a SEMEL.

 

Artigo 36º- Cada CLUBE deverá apresentar antes do início de cada Jogo, as suas 02 (DUAS) BOLAS devidamente calibradas (pelo Clube) e em BOAS condições de uso, sendo Obrigatório a MARCA ULTRA PERSONALIZADA COM OS LOGOTIPOS DA LBFA E DA FPF, bem como, os seus DOIS JOGOS DE UNIFORME (UM e DOIS), conforme acordo firmado em REUNIÃO anterior, sendo que as condições das mesmas serão avaliadas e confirmadas pelos Árbitros das Partidas, devendo ser anotadas na Súmula de cada Partida.

Parágrafo 1º - Cada Clube ficará responsável pelas BOLAS apresentadas, conforme o posicionamento dos seus bancos de reservas, sendo de obrigação do Clube do Lado Esquerdo da Tabela dos Jogos, como MANDANTE e deverá reapresentar de imediato cada Bola que vier sair fora do Estádio e caso venha extraviar todas as 03 (três) Bolas, a Partida será paralisada pelo Arbitro, que passará a marcar o tempo de 10 (dez) Minutos, para a apresentação das mesmas e caso isto não ocorra a Partida será dada por Encerrada, sendo que  o Clube estiver em vantagem de gol, perderá 03 (três) pontos da Partida e o Clube que estiver perdendo, perderá 06 (seis) pontos da partida também.

Parágrafo 2ª – O Clube que não cumprir as exigências do Artigo acima pagará multa de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais) por Bola sem condições de jogo ou pela falta das mesmas. Na reincidência o  Clube  será  multado  em  R$ 100,00 (cem reais) por Bola sem condições ou na falta da mesma, que deverá ser recolhida na Tesouraria da L.B.F.A.

 

 

DAS REUNIÕES NA LIGA BAURUENSE DE FUTEBOL AMADOR

 

Artigo 37º- Haverá Reunião da sede da L.B.F.A. para todos os Cubes da Segunda Divisão, com o Departamento Técnico, depois de iniciado o Campeonato, AGENDAMENTOS MARCADOS COM ANTECEDÊNCIA de cada mês, com o inicio as 19:00 horas, sendo obrigatório a presença de todos os Clubes, ficando estipulado a multa de R$ 100,00 (Cem Reais) ao Clube que deixar de comparecer a Reunião Ordinária Mensal, que deverá ser recolhida na Tesouraria da LBFA.          Por motivo de força maior, data e horário da Reunião poderão ser alterados pelo Departamento Técnico, avisando todos os Clubes com antecedência.

Artigo 38º - A Comissão Disciplinar da L.B.F.A. terá suas Reuniões Ordinárias, para as devidas Apreciações e Julgamentos dos Processos em Pauta, na própria Sede da L.B.F.A., Rua André Padilha Sobrinho nº 01-75, Bairro Centro, todas as QUARTAS-FEIRAS, a partir das 19h00, podendo haver alterações de Dias e Horário, a critério de seu Presidente, em decorrência de Feriado, ou por motivo de força maior, avisando os referidos Citados com antecedência.

 

Artigo 39º - O Departamento de Árbitros terá as suas reuniões as SEXTAS-FEIRAS, com inicio às 19h00, para conhecimento das convenções e outros assuntos pertinentes ao Departamento, podendo haver alterações de dia e horário, a critério do seu Diretor.

 

Artigo 40º - A Diretoria da Liga Bauruense de Futebol, poderá designar outras Reuniões e Assembléias, que julgar necessárias de conformidade com o Estatuto Social da Entidade.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

         Artigo 41º - OS CLUBES DEVERÃO INSTRUIR OS SEUS JOGADORES E DIRIGENTES, BEM COMO OS TORCEDORES, COM RELAÇÃO Á DEPREDAÇÃO DOS ESTÁDIOS, VISTO QUE O ZELADOR DOS MESMOS FARÁ RELATÓRIOS Á SEMEL, COM CÓPIA À ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA RODADA, E OS DEPREDADORES ESTARÃO SUJEITOS ÀS PUNIÇÕES LEGAIS DE ACORDO COM O CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, E , DEPENDENDO DA GRAVIDADE PODERÁ O CLUBE SER IMPEDIDO DE REALIZAR JOGOS EM ESTÁDIOS MUNICIPAIS.

 

         Artigo 42º - O acesso de veículos a parte interna dos estádios somente será permitida à Equipe de Trabalho nos jogos, árbitros e observador, e mais um Diretor da Entidade (LBFA) responsável pela competição, os quais obrigatoriamente deverão se identificar ao adentrar ao Estádio.

 

         Artigo 43º- Sempre que houver impedimento de utilização de qualquer dos Estádios por decisão da SEMEL, ela informará à L.B.F.A., com a devida antecedência, para que em comum acordo seja encontrada uma solução para a rodada sujeita ao impedimento.

 

         Artigo 44º-  O Recurso de Revisão de Penas, impostas pela Comissão Disciplinar da L.B.F.A., enquadrados como Falta Grave, o Clube deverá recolher uma Taxa, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), em Moeda Corrente Nacional, no ato de efetuar o seu Protocolo na Secretária dentro do prazo determinado por Lei, para que o seu Pedido seja apreciado, até 72 (setenta e duas) horas, após a realização do Julgamento.

 

         Artigo 45º-  Para cada Jogador ou Dirigente Expulso, o Clube deverá recolher uma Taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), em Moeda Corrente Nacional na Secretaria, antes do seu devido Julgamento e o não recolhimento da Taxa, o Processo ficará suspenso e o Citado não poderá atuar, até que seja regularizada a sua situação pendente, e caso o Jogador venha a jogar, o Clube perderá 06 (seis) Pontos em que o mesmo atuar e no caso de Dirigentes o Clube será multado no valore de R$ 100,00 (cem reais) por partida irregular do referido Citado.

 

         Artigo 46º- AS DOCUMENTAÇÕES DOS CLUBES EM CONDIÇÕES DE ACESSO A PRIMEIRA DIVISÃO, PARA A TEMPORADA DE “2013”, DEVERÃO ESTAR REGULARIZADAS ATÉ O FINAL DA QUINTA FASE DESTA COMPETIÇÃO, OU SEJA, ATÉ O DIA: 15 DE OUTUBRO DE 2012 (SEGUNDA-FEIRA), OU EM ANDAMENTO NO CARTÓRIO DE REGISTROS PARA AS DEVIDAS REGULIZAÇÕES, A NÃO APRESENTAÇÃO NO PRAZO ACIMA DETERMINADO, ACARRETARÁ NA PERDA DOS SEUS DIREITOS DE ACESSO PARA A PRIMEIRA DIVISÃO, OCUPANDO A VAGA DO CLUBE IRREGULAR, O CLUBE SUBSEQÜENTE QUE ESTIVER DEVIDAMENTE REGULARIZADO, CONFORME DETERMINAÇÕES DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL.

 

DAS PREMIAÇÕES

 

Artigo 47º- Serão conferidos Troféus aos Clubes Campeão  e Vice-Campeão no final do Certame; 40 (QUARENTA) medalhas para os Jogadores e Dirigentes destes DOIS Clubes, ao Artilheiro do Campeonato um Troféu de Artilheiro e ao Goleiro o Troféu de Menos Vazado levando-se em conta o maior numero de Partidas jogadas, CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES de “2012”, ao final do Campeonato, além de um Troféu ao CAMPEÃO DA DISCIPLINA.

 

Artigo 48º- OS CASOS OMISSOS, DÚVIDAS, LACUNAS EXISTENTES NESTE REGULAMENTO, NA INTERPRETAÇÃO DO MESMO, SERÃO RESOLVIDOS PELA DIRETORIA DA LIGA, TOMANDO-SE POR BASE DE INÍCIO O REGULAMENTO, DEPOIS O C.B.J.D. E LEIS DESPORTIVAS VIGENTES E PERTINENTES.

 

Artigo 49º- O presente Regulamento APROVADO pelos Clubes Participantes do Certame da Segunda Divisão de “2012”, da Liga Bauruense de Futebol Amador, revogados as disposições anteriores, em contrário, entrará em vigor e deverá ser cumprido a PARTIR DESTA DATA.

 

LBFA=BAURU, 20 DE FEVEREIRO DE 2012.

 

 

VICENTE SILVESTRE

Presidente da LBFA

 

 

EM COMUM ACORDO COM ESTE REGULAMENTO:

 

01= CLUBE DE FUTEBOL BARCELONA (A)

CLÉBER LUIZ SEBASTIÃO (presidente)

02= CLUBE ATLÉTICO BOCA JUNIORS BAURUENSE (A)

MOISÉS WALLACE GUEDES (presidente)

03= ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA CÂNDIDO MADEIRA (A)

WOLNEY WEVERTON DAMACENA (presidente)   

04= SPORT CLUBE CORINTHIANS DE BAURU (A)

VERA LUCIA DOS SANTOS (presidenta)   

 

05= DIAMANTE NEGRO SPORT CLUBE(A)

WAGNER BREGOLA (presidente)

06= ELDORADO FUTEBOL CLUBE (A)

VALDECIR PEREIRA (presidente)

07= EXPRESSINHO FUTEBOL CLUBE        (A)

MARIA APARECIDA CHAGAS DE ABREU (presidenta)

08= FÊNIX FUTEBOL CLUBE (A)

LUCAS SILVA FERREIRA (presidente)

09= FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE (A)

ROBSON FABIANO LEGNARI (presidente)

10= ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA 100% GASPARINI (A)

SEBASTIÃO BENEDITO BORTOLATTO (presidente)

11= ATLÉTICO CLUBE JARAGUÁ (A)

APARECIDA BRITO CALEDA (presidenta)

12= JARDIM GODOY FUTEBOL CLUBE (A)

JOSUÉ DE GODOI (presidente)

13= JUVENTUS FUTEBOL CLUBE (A)

DANIEL  NUNES DAS NEVES (presidente)

14= LAGOA DO SAPO FUTEBOL CLUBE (A)

MARCIO ALEX DA SILVA (presidente)

15= OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE (A)

VALDERLINDO EVANGELISTA DA SILVA (presidente) 

16= ASSSOCIAÇÃO ESPORTIVA OURO VERDE (A)

ELTON MÁRCIO DOS SANTOS (presidente)

17= PAULISTA FUTEBOL CLUBE DE BAURU (A)

CESAR RICHARD SALAS (presidente) 

18= ESPORTE CLUBE PORTO (A)

JOSÉ ROBERTO DA SILVA (presidente)

19= SOCIAL CLUBE POUSADENSE (A)

ODAIR DOS SANTOS ADÓRNO (presidente)

20= ESPORTE CLUBE REMO (A)

JORGE ESPIRIDIÃO LOURENÇO (presidente)

21= SANTA EDWIRGES FUTEBOL CLUBE (A)

GENIVAL FRANCISCO DA SILVA (presidente)

22= SANTOS FUTEBOL CLUBE DE BAURU (A)

ARISTEU LAUREANO (presidente)

23= ESPORTE CLUBE SÃO GERALDO        (A)

MARCIO LUIZ RIBEIRO NUNES (presidente)

 

 

 

 

 

 

24= TIBIRIÇA ESPORTE CLUBE (A)

PERCLYDES TIMOTEO FERREIRA (presidente)

25= UNIDOS DO FERRADURA FUTEBOL CLUBE (A)

ELISEU RIBEIRO DA SILVA (presidente)

26= UNIDOS DO JARDIM SOLANGE FUTEBOL CLUBE (A)

VALMIR DE SOUZA SANTOS (presidente)

27= UNIDOS DO OURO VERDE FUTEBOL CLUBE (A)

ALOISIO ALMEIDA CORDEIRO (presidente)

28= VILA NOVA FUTEBOL CLUBE (A)

APARECIDO PEREIRA DOS SANTOS (presidente)

------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

WELLINGTON CH. DA SILVA

SECRETÁRIO GERAL

 

“ADENDO AO REGULAMENTO”

O JOGADOR CONVOCADO PELA LIGA PARA PARTICIPAR DOS JOGOS DE SELEÇÕES DE LIGAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, DEVERÁ CUMPRIR RIGOROSAMENTE A CONVOCAÇÃO, CONFORME REZA O ARTIGO 43 = LETRA “C” DO ESTATUTO SOCIAL DESTA ENTIDADE ESPORTIVA, OU SEJA:

Artigo 43 - São obrigações das Associações:

Ceder à L.B.F.A. e às Entidades superiores, quando regularmente requisitados ou convocados, seus atletas e suas praças desportivas;

O NÃO CUMPRIMENTO, E O JOGADOR ATUAR PELO SEU CLUBE, O MESMO CUMPRIRÁ A SUSPENSÃO AUTOMÁTICA E SOFRERÁ AS PUNIÇÕES IMPOSTAS PELA COMISSÃO DISCIPLINAR.

 

CONFORME ACORDADO EM REUNIÕES: OS CLUBES QUE FIZEREM OS SEUS JOGOS NO ESTÁDIO MIRANTE FERROVIÁRIO (TRIAGEM) – JARDIM GUADALAJARA, TERÁ QUE PAGAR O VALOR DE R$ 30,00 (TRINTA REAIS), PARA CADA CLUBE, A LOCAÇÃO DO REFERIDO CAMPO.

 

 

 

WELLINGTON CH. DA SILVA

SECRETÁRIO GERAL

 

Redação Futebol Bauru/Fonte: LBFA

www.futebolbauru.com.br

22/02/2012.

 

 

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