Escalação de atacante é irregular, segundo agência

19/10/2014Mais Esportes

A ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, órgão federal de combate ao doping no esporte, defende que a escalação do atacante Jobson, do Botafogo (RJ) contra o Sport (PE), neste domingo, pelo Brasileiro, ou em qualquer outra partida, fere a lei.

 

Dirigentes da ABCD apontam que eventual desrespeito à suspensão do atleta pela Federação da Arábia Saudita, apoiada pela Wada, agência mundial antidoping, poderá criar novo episódio de caos jurídico no Brasileiro.

 

Segundo a Folha apurou, o órgão, que fiscalizará o doping inclusive nos Jogos Olímpicos do Rio-16, entrou com recurso para derrubar a liminar concedida pelo STJD -Superior Tribunal de Justiça Desportiva que deu ao atacante condições de jogo.

 

O argumento é o de que um decreto nacional e uma convenção da UNESCO, braço cultural da ONU, à qual o Brasil aderiu em 1999, preveem que os castigos definidos por uma nação serão respeitados por outros membros da Wada.

 

É o caso da Arábia Saudita, que puniu Jobson com suspensão de oito anos por se recusar a realizar exame antidoping quando o atleta atuava pelo Al Ittihad.

 

O recurso foi rejeitado pelo STJD, que ficou de voltar ao assunto. Porém dirigentes da ABCD alegam que se trata de um decreto federal, 6.653, de 8 de novembro de 2008, que por isso não é passível de interpretação e teria obrigatoriamente de ser respeitada.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

19/10/2014

Veja Também